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Erros que você pode cometer no e-commerce

Se você não tem um e-commerce, com certeza conhece alguém que tem, ou quer abrir, ou ainda já fez compras online. Com a correria e modernidade dos dias de hoje nada mais cômodo e tentador do que fazer compras do sofá da sua casa à sua mesa de trabalho, tudo ali, ao alcance de suas mãos.
As estatísticas mostram que o uso de smartphones tem aumentado cada dia mais, e claro, junto com isso, as compras online.
Nada melhor do que poder consultar preços pela internet, finalizar e receber sua compra em casa não é? Um site seguro e com produtos de qualidade é tudo que os consumidores procuram.
Parece a ocasião perfeita, um mar de rosas, o investimento perfeito. Seria muito mais fácil abrir uma loja online do que uma loja física. Mas será que sempre dá certo? A resposta é: não. A maioria dos e-commerces acabam fechando em até 18 meses. 
Mas por que será que isso acontece? Vamos listar aqui 5 principais motivos para um e-commerce não dar certo.

1- Má estrutura do site

Parece óbvio, mas muitas empresas acabam pecando aí, logo no começo e na base de tudo. Um site mal feito pode fazer com que os clientes saim correndo e não voltem mais.
As pessoas buscam sites visualmente atrativos, o que quer dizer, que tenha harmonia de cores, seja organizado, tenha um design legal e identidade própria. Se você pensa em abrir um e-commerce um dos principais investimentos encontra-se aí. E é muito bacana que o site adapte-se a dispositivos móveis, visto que a grande maioria dos consumidores estão ali te esperando no smartphone ou tablet deles.
Um site desorganizado e com péssima usabilidade fará com que o visitante tenha uma péssima experiência, saia sem concluir a compra e não volte mais.
O site deve além de bonito e organizado, ser intuitivo e fazer com que o visitante e potencial cliente, navegue por ele sem dificuldades. Não preciso nem dizer que um e-commerce deve conter fotos de boa resolução, descrição dos produtos e valores não é? E claro, é super legal que o cliente tenha uma ponte direta com o vendedor, seja por meio de um chat ou página de formulário para contato. 
Bônus: os clientes sentem-se mais á vontade e confiantes em realizar uma compra, quando ele possui métodos de compra segura, seja com o selo de segurança ou utilizando de ferramentas como o PagSeguro.

2- Conheça seu público alvo

Seu site pode ser ótimo, mas se você não souber direcioná-lo ao público certo, pode ter grande visitação de pessoas que saem sem comprar nada. É importante que você estude sobre o público que gostaria de atingir, faixa etária, sexo, localização, interesses, são fatores importantes no momento do direcionamento. Não adianta investir numa estratégia de marketing errada, que não trará retorno. Você pode fazer campanhas e ações de divulgação renderem muito mais se conseguir atingir o seu público.

3- Fidelize seus clientes

Após atingir certeiramente seu público alvo, fazê-las visitarem e comprarem no seu site, você deve bolar estratégias para que este cliente volte a fazer novas compras. Uma boa experiência do usuário, fará não só que ele retorne mais vezes como fará indicá-lo a amigos e conhecidos. E o que faz com que meu cliente tenha uma boa experiência de compra em meu site? Segurança e ausência de problemas no pagamento, prazo de entrega rápido, qualidade do produto recebido, boa resolução de possíveis problemas por parte do comerciante, são fatores extremamente importantes para fidelizar o seu cliente. E lembre-se de sempre fazer algo a mais! A experiência do usuário pode ter sido boa, mas o que fará com que você se destaque entre os outros sites e concorrentes e ganhe a preferência desse consumidor? Se a experiência é boa, faça com que ela se torne fantástica! Além dos fatores já citados, invista num bom pós-venda, numa ótima comunicação com seu cliente, e por que não surpreende-lo com brindes ou programas de descontos? Crie estratégias que funcionem.
E lembre-se: quem não é visto não é lembrado. Utilize de meios como redes sociais, e-mails e interação para manter o relacionamento sempre ativo com seu cliente.

4- Valor atrativo x Lucro

Na corrida para superar os concorrentes, você pode pensar em jogar os preços lá embaixo para atrair seus compradores. Mas é necessário que os valores dos produtos sejam bem pensados, afinal uma loja não sobrevive de vento, não é mesmo? 
As lojas online parecem não ter gastos, afinal não precisam pagar aluguel, água, luz, funcionários, entre outras despesas. Porém não é bem assim que funciona. As lojas online tem gastos diferentes das lojas físicas. As despesas de um e-commerce começam na hospedagem do site, estoque, distribuição e manutenção do site. Além de despesas extras que podem surgir. Por isso é essencial um bom planejamento e manutenção de um capital de giro para que sua loja não acabe falindo.

5- Invista no seu diferencial

Não tenha medo de ser diferente, afinal igual aos outros tem de monte por aí. Busque sempre inovar, seja no produto que você vende, no seu relacionamento com o cliente, na sua plataforma online ou método de venda. Seja criativo, faça sua marca fixar nas cabeças de quem passar por ali de alguma maneira. Ideias originais são sempre as melhores, as novidades são sempre mais atrativas, então lembre-se disso na hora de criar sua marca, de escolher o produto a ser vendido, e dos meios a atingir o público.

É claro que estes são apenas alguns dos fatores que podem colaborar para o insucesso de um negócio online. Mas atentando-se a essas dicas com certeza a chance de sucesso são muito maiores! E se você já tem uma loja online e detectou algo que gostaria de mudar, não exite, renovar é bom e algumas vezes, necessário. Teremos o maior prazer em ajudá-lo a destacar sua marca, nos procure e conheça nossas soluções para você.
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